A gastronomia Rossetti sempre esteve presente nos momentos mais importantes da minha vida, e é incrível poder ver a evolução da marca, sempre preocupada em fazer com que a comida seja uma ótima incentivadora para reunir, criar memórias e estar com quem amamos.
Para este novo formato, compilei algumas dicas de etiqueta para que a sua celebração, por mais simples que seja, saia perfeita.
Eu sempre acreditei que o melhor anfitrião é aquele que deixa seus convidados à vontade.
Portanto, tente ser fiel ao seu estilo. De nada vai adiantar colocar mil talheres e cristais se você e seus convidados não se sentem confortáveis com tantos acessórios.
Não fique ocupado demais tentando servir a todos. Vai ser desgastante para você e para seus convidados, que vão sair com a impressão de que lhe deram muito trabalho e que a noite foi um fardo e cansativa.
Prepare a mesa com carinho, use seus pratos mais bonitos, mas deixe tudo à mão. Arrume uma bandeja ou uma mesinha com taças diversas (seguindo a lógica dos tipos de bebidas que serão oferecidas).
Vale usar aquela champanheira ou até um vaso largo e bonito para dispor todas as bebidas geladas, como espumante, cerveja, vinho branco, água e refrigerante. Dessa forma, assim que os convidados chegarem, você perguntará o que vão querer e já indica onde podem repor sua taça. Tudo fica fácil e prático e poupa bastante trabalho durante o evento.
Use sua criatividade! Taças de martini ou de champanhe antigas podem virar recipientes para saladinhas individuais. Taças ou bowls para sorvete podem ser uma ótima opção para servir um risotinho. Tábuas de queijos de madeira ou mármore ficam lindas para dispor mini hambúrgueres ou salgadinhos. Os pratos de sopa ficam ótimos para massas — é uma desculpa a mais para usá-los.
Não deu tempo de comprar flores ou pensar no centro da mesa? Deixe a comida ser a sensação! Para pequenas recepções eu adoro deixar toda a turma dividindo a mesma mesa. Arrumo cada lugar com pratos, talheres, guardanapos e taças de água, e no centro disponho todas as comidinhas Rossetti em várias travessas (as comidinhas já são lindas por si só).
Se a mesa for retangular, é legal dividir as porções dos dois lados da mesa para que todos possam ir comendo e beliscando enquanto a conversa rola solta.
Ao montar sua mesa, lembre-se que se usa ou jogo americano ou toalha. Nunca os dois!
O sousplat, aquele “suporte de prato” que usamos por baixo do prato raso, não é um item obrigatório. Ele é um acessório que traz charme e cor para a mesa. Mas um lembrete é necessário: o seu uso é restrito ao prato raso, portanto, nada de colocar o pratinho de sobremesa ou entrada em cima dele.
O pratinho de sobremesa e de entrada é o mesmo. Para uma noite de petiscos, fique à vontade para dispensar o uso do prato principal. Dessa forma, você tem duas opções: ou faz uma pilha com os pratinhos próximo à comida ou disponha-os à mesa, caso tenha lugar suficiente para todos se sentarem.
Se a sua opção for montar uma mesa posta, faca, colheres e taças ficam do lado direito. Já os garfos, guardanapos e pratinhos de pão do lado esquerdo. Se não tiver lugares suficientes à mesa, não tem problema!
Disponha os pratos em pilha, talheres em galheteiros (um copo de whisky ou long drink também podem fazer este papel), e guardanapos próximos à comida. E, neste caso, nada de servir comidas que precisam de corte.
Mesa pronta, comidas dispostas e bebidas providenciadas, é hora de pensar no entorno. Deixe a casa limpa e cheirosa. Acenda velas ou capriche no spray. Valorize a iluminação indireta de abajures e lustres, dê uma olhadinha se não está faltando nada no lavabo e ligue o som em uma playlist com o clima da noite.
Com todas essas dicas, agora só lhe resta aproveitar as boas companhias e aceitar os elogios pela noite incrível que você proporcionou à todos!
Auguri!
Rafaela Albuquerque
@raf_albuquerque é consultora de imagem e especialista em etiqueta. Ela compartilha no seu perfil do Instagram dicas fáceis e descomplicadas para você curtir todos os momentos da vida com segurança e leveza.