Quando recebi esse convite para escrever sobre vinhos no site Gastronomia Rossetti, senti uma alegria imensa. A parceria é de longas datas, acompanhada de respeito e carinho mútuos. Assim, compartilho aqui com vocês um pouquinho desse mundo gigante que é o Mundo dos Vinhos!
Para mim, abrir um bom vinho excede qualquer tipo de sentimento, enaltece, vangloria… Já dizia o antigo ditado: existe mais história em uma garrafa de vinho do que em todos os livros, e eu concordo plenamente com ele.
Em todos os momentos o vinho se faz um excelente companheiro. O que seria de um encontro romântico sem a presença de um efervescente e gelado espumante? Somente a presença de uma garrafa de vinho entre um casal já inunda o instante de sedução.
Em termos gerais, na escolha de vinhos, o bom senso é fundamental. As combinações básicas sugerem regrinhas simples para evitar encontros desagradáveis entre os sabores:
- Comidas gordurosas combinam melhor com vinhos mais ácidos.
- Refeições leves e de sabor suave pedem vinhos de mesma intensidade, para que um não prevaleça sobre o outro.
- O acompanhamento, ou o molho, são mais determinantes na escolha do vinho do que o tipo de proteína ou carboidrato. Normalmente, uma massa combina com vinho tinto, mas, se o molho for branco, a harmonização fica melhor com vinho branco.
Também existem vinhos que combinam com cada ocasião. Temos os alegres, os românticos, e até os filosóficos e sisudos, assim como os mais formais. É só escolher o momento e o vinho que combina com a atmosfera dele. E eu vou te ajudar a encontrar o casamento perfeito entre vinho e ocasião. Vamos lá!
O tradicional almoço em família pede vinhos alegres e fáceis de tomar. Pode-se iniciar o almoço com um espumante brut ou demi-sec e até com os versáteis e delicados Rosés de Provence (França). À mesa, um Montelpuciano D`Abruzzo ou Bardolino (Italia) podem ser excelentes opções caso os pratos servidos sejam as tradicionais massas.
Já que estamos falando em momentos descontraídos, que tal falar da tradicionalíssima combinação de vinho + churrasco? Sim! Se engana quem pensa que o melhor parceiro do churrasco seja a cerveja. Mas, vamos vivendo e aprendendo! Vinho e churrasco nasceram um para o outro! Uma das mais perfeitas combinações é a de carne mal passada com um o rústico tannat. Os taninos presentes no vinho se tornam pura seda ao serem compatibilizados com a proteína existente na carne. Então, experimente, a partir de hoje, acompanhar o churrasco com um denso Tannat (Uruguai) ou um suculento e macio Malbec (Argentina).
Para quem ama momentos a dois, em um jantar mais romântico o vinho tinto de destaca, e na minha opinião, o mais romântico dos tintos sem dúvida é o Amarone Della Valpolicella. Mas, por que não inovar com um californiano de guarda, do Vale do Napa, Zinfandel, ou, um belo Champagne (França)? Esses vinhos por si só já criam um clima para lá de sensual e pedem entradas/pratos com um certo toque refinado: queijos nobres e carnes de caças são excelentes opções para harmonização. Mas se a intenção é só brindar, todas essas opções são perfeitas com canapés de salmão e camarões com aquele toque delicado Rossetti de ser.
Para os momentos do dia como praia ou piscina, nada melhor que colocar para gelar aquela garrafa de um bom Vinho Verde(Portugal), que é super fresco. Ou, até mesmo os vinhos brancos nas uvas Sauvignon Blanc, Viogner e Gewustraminer, são os parceiros ideais dos frutos do mar em geral. O Sauvignon Blanc principalmente se destaca na combinação com ostras e mariscos. E, para acompanhar lula, peixe e camarão frito, vá de espumante rosé, ou o tradicional brut, sem medo de ser feliz!
As reuniões com amigos sempre nos trazem momentos felizes. Uma tábua de queijos e embutidos ficará perfeita com um vinho branco, de preferência um chardonnay com leve passagem em barricas. Mas, muitos preferem a companhia de um tinto, e, para evitar sabores estranhos, nesse caso devemos optar por tintos mais leves e elaborados como um bom Pinot Noir ou, um jovem Tempranillo. Para entradinhas com carne vermelha opte por tintos de boa acidez, como um italiano Sangiovese e também jovens Malbec, Cabernet Sauvignon ou Cabernet Franc.
Por fim, se você não quer se preocupar tanto com tantos tipos de vinho, que tal surpreender seus convidados com um maravilhoso espumante do início ao fim do seu evento? Sim é um ponto certeiro!!!
Opções de vinhos e suas harmonizações oferecem infinitas possibilidades. Então, aproveitem sempre da melhor maneira possível, lembrando sempre que o mais importante é CELEBRAR!
Um grande abraço e sucesso nesse novo projeto.
Cristiane Holanda
Sommelière e Representante Comercial Interfood Importação Maranhão.